Blog

'}}

22 de outubro de 201812:05  

ATM – Quando a Verdadeira Dor é Mascarada 

Pouco conhecida a DTM (disfunção da articulação temporomandibular, ATM) – doença que atinge as articulações e músculos faciais, pode provocar dores de cabeça e ouvido constantes, enjôos, zumbidos, estalos e dificuldade de abrir e fechar a boca.

Muitas pessoas sofrem de dor de cabeça crônica e a classificam como uma enxaqueca. Isso leva ao consumo de analgésicos de forma errônea, pois elas desconhecem a real causa da sua dor.

Historicamente falando, a disfunção da ATM foi descrita pela primeira vez pelo otorrinolaringologista James Costen em 1934. na ocasião o medico descreveu a variedade de sintomas médicos atribuídos aos problemas dentais.

Por ter um diagnostico muito subjetivo e variável, é comum as pessoas procurarem outras especialidades médicas, ao invés, de um dentista. Essa demora pode tornar as dores crônicas e dificultar o tratamento.

A DTM está intimamente relacionada a hábitos comuns como o apertamento dentário, o bruxismo (habito de ranger os dentes a noite), a depressão, o estresse, a ansiedade ou a eventos traumáticos. Alem disso, mascar chicletes, roer unhas e morder gelo são movimentos errados que podem agravar a disfunção.

Crianças e adultos podem ter a DTM, no entanto a disfunção é mais freqüente em mulheres devido ao estresse emocional e as mudanças durante o ciclo menstrual. Por isso, o tratamento deve buscar o reequilibrio do sistema mastigatório. Os hábitos para funcionais (bruxismo) e a má oclusão dentaria (engrenamento entre os dentes) podem induzir a pequenos traumas. A oclusão precisa ser ajustada devidamente para que haja esse equilíbrio.

A perda dos dentes pode levar uma desarmonia do posicionamento dental – uma das causas da DTM. Torna-se necessária então recolocação desses dentes através de próteses dentarias (reabilitação oral) e implantes. Repondo os dentes perdidos, o paciente volta a ter um equilíbrio do sistema mastigatório contribuindo para o tratamento.

No caso do bruxismo, indicamos o uso de uma placa de relaxamento entre os dentes que pode diminuir ou ate cessar as dores provocadas pelo habito de ranger os dentes durante o sono e, consequentemente os efeitos da DTM.

Quando existe um mal posicionamento dos dentes, o melhor é procurar um ortodontista. Muitas vezes, o tratamento pode exigir a atuação de uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, reumatologia, neurologia, entre outros, para um melhor entendimento global do paciente e pela busca do restabelecimento da qualidade de vida.

É importante lembrar que sentir dor não é normal.